Todo início de ano é a mesma coisa, pagamento de tributos, impostos e compra de material escolar fazem parte do orçamento familiar e torna o mês de janeiro o mais pesado para o bolso do consumidor. E como ainda temos os outros 11 meses para pagar contas fixas e gastos extras, o ideal é que as pessoas se organizem financeiramente para terem uma previsão do orçamento. Diante disso, o Procon de Campinas elaborou este informativo com dicas e orientações para auxiliar as pessoas na estruturação de um planejamento anual.
Fonte: Procon
Uma cartilha com orientações
sobre como se organizar financeiramente e programar o orçamento familiar para o
ano que se inicia foi elaborada e divulgada pelo Procon de Campinas nesta
terça-feira, 28 de janeiro. O material está disponível no site do órgão de
defesa doconsumidor: www.procon.campinas.sp.gov.br
Dívidas contraídas no final do
ano e a cobrança de impostos, tributos e compromissos com a compra de material
escolar acabam provocando um desequilíbrio no planejamento financeiro. “O
intuito da cartilha é ajudar o consumidor a ter uma visão geral de suas
receitas e despesas, e assim se estruturar financeiramente”, salienta a
diretora do órgão, Lúcia Helena Magalhães.
O Procon prevê várias situações
que podem levar o consumidor a contrair dívidas e a ir em busca de empréstimos
para poder quitá-las. Para evitar fatos assim, a cartilha traz informações e
dicas, lembrando sempre que além dos gastos fixos, com aluguel, luz, gás,
condomínio, escola etc, há também os eventuais, que podem envolver
despesas inesperadas com remédios, com lanches ou uma viagem. Por isso, é
necessário o planejamento e uma eventual poupança para cobrir os gastos extras.
Mas para facilitar o
planejamento financeiro, a cartilha traz um modelo de planilha para ajudar o
consumidor nessa tarefa. O material está disponível no link http://www.procon.campinas.sp.gov.br/planilha-or-amento-familiar-0
O Procon atende o consumidor
para esclarecimento de dúvidas ou denúncias pelo telefone 151. Pelo Procon
Digital são registradas reclamações on-line pelo site do órgão ou pessoalmente
nos veículos do Procon Móvel que funcionam das 9h às 16h, conforme endereços
publicados na página eletrônica.
Pessoalmente, os consumidores
são atendidos nos seguintes locais: Unidade Ouro Verde - Rua Armando Frederico
Renganeschi, 61 - Jardim Cristina (ao lado do Terminal Ouro Verde), que
funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; Unidade Poupatempo Campinas
Shopping - Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 - Jardim do Lago, que atende de
segunda a sexta-feira, das 9h às 19h - sábado das 8h às 14h e a Unidade Centro
- Av. Francisco Glicério, 1.307 - Centro – que atende de segunda a sexta-feira,
das 9h às 16h.
Mais informações podem ser
obtidas no nosso site www.procon.campinas.sp.gov.br e no facebook: http://www.facebook.com/pages/Procon-Campinas/133714353409182
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